quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Nesta página: vídeos do evento com a Sr.ª M.ª do Carmo e da recente Noite de Poesias na "Cidade Poema".



Nos vídeos e fotos abaixo, você poderá conferir os melhores momentos da recente Noite de poesias na "Cidade Poema"

A poetisa M.ª Lúcia Fernandes é a nova presidente da Academia Fidelense de Letras



Alguns momentos importantes


 

O recital






O recital

 


Nas fotos abaixo: M.ª Lúcia, poetisa, pres. da AFL; Aracy, poeta; Rison, poeta; Orlandinho, poeta; Euclymária, simpatizante; Rôse, poetisa; Janete, simpatizante; J. Moreira, poeta. Estas pessoas estão entre as que têm sido imprescindíveis para a sobrevivência da poesia na "Cidae Poema".
Nas quatro primeiras fotos, os atores Paulo Fernando, Kelly Deline, Stephany Carvalho e Kamyli Santos; nas posteriores, pessoas presentes




O recital





A Sr.ª Maria do Carmo no Faustão

 

Os convidados presentes


 D. Maria aos 65 anos



 Alguns dos melhores momentos da entrevista feita com a Sr.ª Maria do Carmo Cruz Damasceno

                  


Leia o texto abaixo.



Vêm aí o Porto do Açu e suas exigências.




Providencial a cessão de ônibus para facilitar a vida dos jovens que acabam tendo que estudar fora, mas o bom mesmo seria se as necessárias escolas fossem aqui. Isso é um sonho.
Saber que há uma ação que intenciona trazer uma unidade do IFF para São Fidélis, por parte do poder executivo vigente, fez perceber que a prática da discussão, promovida pela Sala de Ensaio, ganha uma bem-vinda sustentação, pois mostra que mais uma liderança social converge com tudo que tem sido dito. Isso é esperança.
Para quem não está entendendo, eis a explicação: além do trabalho para dar a devida importância a arte local, através da Iniciativa Cultural –São Fidélis “Cidade Poema”, temos convidado lideranças comunitárias para discutir abertamente São Fidélis, sociedade e futuro, nos  eventos “Assunto Cultura”, realizados normalmente no Massa&Cia. Já o fizemos com  o Dr. Paulo Assis, quando presidente da AFL; com a pedagoga Maria Helena Coelho Dir.ª do CESF; com a Psicopedagoga Rita Pontes Dir.ª do CEBAMA; com o jornalista João Benedicto Alonso Damião editor do jornal Folha da Cidade; com o Sr. Pedro Mariano pres. da S. M. 22 de Outubro; com o ver. Veiga Amaral e, nesta edição, com a atual presidente da AFL. Um ponto em comum chama a atenção nos discursos de todos eles: a trilogia educação, esporte e cultura. A ideia é tentar fazer as lideranças sociais, formadoras de opinião, dizerem, de forma plena, o que pensam, para fazer chegar ao todo, através deste meio de comunicação, partindo do seguinte pressuposto: uma cidade só é aquilo que a sua sociedade deseja. Isso é responsabilidade.
Se não surgiu das citadas entrevistas a tomada de atitude em relação a vinda do IFF para esta cidade, hoje, a partir das quais, pode se saber que o poder executivo vigente acerta, em cheio, o âmago dos desejos comunitários, uma vez que as exigências anunciadas pelo Porto do Açu às cidades situadas dentro de um raio de até cem quilômetros à roda dele têm sido alvo da preocupação de todos, juntamente com a preparação da cidade para tal, em outros aspectos. a atitude relacionada à escola, se não sana todos as necessidades, demonstra que estamos todos indo para um mesmo lado. Isso é comunhão.
Há algumas edições este Jornal fala do bom momento que a cidade atravessa, que é capitaneado pela postura dialogal do atual prefeito. O que faz crer que os responsáveis que o cercam têm finalmente a oportunidade de mostrar a que vieram, e a sociedade dizer o que anseia. Isso é dever.
Para quem nunca se organizou para receber essa atenção, este momento municipal é realmente um presente que não se pode deixar arrefecer. Se este passar em branco, por tudo de história política que se tem vivido por aqui, terá difícil reedição. Isso é oportunidade.
Os eventos da Iniciativa Cultural – São Fidélis “Cidade Poema” são abertos generalizadamente a todos. E a Sala de Ensaio, que tem apoios provenientes de vários segmentos sociais, inclusive do executivo local, pode trabalhar a liberdade de expressão com tranquilidade; este é um outro presente que tem relevância imensurável, porque quem  quer governar bem, só o  faz se souber o que seus governados realmente pensam; o que só pode ser obtido sem medo, sem retaliação, sem coação, pois, ao contrário, qualquer boa intenção perde o sentido de veracidade. Isso é comprometimeto.
Hoje, quando a postura da Sala de Ensaio, a qual, infelizmente, ainda é estranha para alguns, começa ser vista como uma sincera possibilidade de contribuição municipal, evidencia uma mudança de comportamento. Isso é cultura.
                                                 geraldo evangelista

Um comentário:

  1. Estive na conferencia da criança e do adolescentes e quando foi dito que teria possibilidade que estava conversando com o pessoal do IFF muito nos agradou pois o ideal mesmo e que ele esteja aqui perto de todos nos e nao ter que acordar cedo e ir pegar ônibus pra chegar ate campos e ir pro IFF, quem sabe um dia ele esteja aqui que todos os jovem e adolescentes assim como eu que querem estudar no IFF apoiem essa causa nobre pois so juntos conseguiremos realmente transformar o sonho de milhares adolescentes e jovens fidelenses realidade

    ResponderExcluir